AGÊNCIAS
DO INSS FECHADAS E AGORA?
A vida do Segurado do Instituto
Nacional do Seguro Social – INSS, que já não estava fácil antes da pandemia,
agora em pleno a pandemia, está bem mais complicada no que tange a prestação de
serviços, pela citada Autarquia Federal.
O Brasil é um país de dimensões
continentais como é de conhecimento de todos, o que nos remete em muitas ocasiões,
a realidades totalmente distintas, como por exemplo, a enorme diferença de
acessibilidade ao meio tecnológico para um Segurado que reside numa localidade
em que nem energia elétrica existe ainda, imagine internet?
Por outro lado, há aqueles
segurados que residem em grandes centros urbanos, onde se tem internet de
altíssima velocidade, energia elétrica, todos os tipos de tecnologias
possíveis, e portadores de celulares de última geração.
As realidades acima retratadas, não
refletem apenas o enorme abismo social que ainda vivenciamos, reflete também, a
enorme dificuldade que encontramos para garantir que os direitos sociais, sejam
realmente exercidos em sua plenitude.
O INSS com suas agências fechadas,
torna o exercício dos direitos sociais praticamente inacessíveis, para quem tem
e para quem não tem acesso a internet, o trabalho remoto do INSS mesmo para o
Segurado que dispõe do acesso a internet, deixa muito a desejar, tornando-se um
verdadeiro calvário para quem busca qualquer serviço por meio do aplicativo “Meu
INSS”, revelando-se, uma verdadeira usurpação de direitos constitucionais
fundamentais.
Há ainda o ramal 135 da Previdência
Social, um canal de atendimento que poderia sim ser uma alternativa para quem não
dispõe de smartphones, como é a realidade de milhões de segurados, todavia, é
outro canal que também deixa muito a desejar na qualidade do serviço prestado,
transformando a vida de quem precisa de algum serviço do INSS, um verdadeiro
martírio.
É urgente a necessidade de que a
prestação de serviços do INSS melhore, que se encontre uma solução, que todos
os Segurados sejam assistidos de forma igualitária, e principalmente, que não
se leve anos e anos, para concluir uma análise de um simples requerimento do
segurado da previdência social.
Acreditamos sempre que dias
melhores virão, todavia, precisamos lutar insistentemente para que a realidade
do amanhã seja bem melhor, e para que mais e mais brasileiros tenham seus
direitos sociais garantidos.
Por: Edson Arruda. Advogado
Previdenciarista.
e-mail:adv.arruda16@gmail.com
Contato:(21)98357-4268
Instagram: @edsonarruda.adv
Parabéns Dr. Edson,suas ponderações revelam o quanto o INSS aínda precisa trabalhar para facilitar o
ResponderExcluiracesso de seus beneficiários.
Está cada dia mais difícil
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